Referência:
As relações entre o cérebro e a aprendizagem tornam-se, a cada dia que passa, cada vez mais explícitas. Antes relegado a uma “biologização” do ato de aprender o cérebro é considerado, atualmente, a fonte de registro e integração dos conhecimentos que permitem ao indivíduo atuar sobre o mundo e adquirir consciência do mesmo. Este é um papel de indiscutível relevância.
Nos tempos atuais, falar em aprendizagem e negligenciar os mecanismos cerebrais responsáveis pelo ato de aprender, conservar, recuperar e associar conhecimentos, significa desconsiderar um dos principais componentes responsáveis pelo processo evolutivo humano . Não há como negar a importância do funcionamento mental como base para a aprendizagem.
Este livro pretende apresentar conhecimentos recentes relativos às neurociências e relacioná-los com o processo de ensino-aprendizagem trazendo perspectivas e novos horizontes no raciocínio e atuação nas áreas de saúde e educação.
Simplesmente conhecer como o cérebro funciona pode não ser a garantia de uma atuação eficaz nas situações envolvendo a aprendizagem. Porém, tal conhecimento, aliado a uma postura reflexiva, que permita levar a teoria até uma aplicação prática, pode gerar uma atuação mais consciente e eficaz, fundamentada em dados científicos seguros.
Nosso cérebro está preparado para interagir com o ambiente, reagindo aos estímulos e formando novas sinapses que se traduzem em novos conhecimentos. Conseqüentemente, desta dinâmica dependerá a adaptação do sujeito ao mundo em que vive. Graças à sua capacidade de garantir a aprendizagem, o cérebro pode modificar-se, constantemente, a fim de garantir adaptações cada vez mais complexas.
Desta forma, a aprendizagem pode ser vista como um processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos ou demandas do ambiente, transformando-se e permitindo uma atuação do indivíduo no mundo em que vive. Promover situações que facilitem a aprendizagem, fornecer os estímulos adequados ao cérebro em formação, sempre considerando o seu desenvolvimento e maturação, é função daqueles que se preocupam e atuam diretamente com a aprendizagem. Este é, fundamentalmente, o caso da Educação e de todos os demais profissionais ligados ao desenvolvimento humano.
Propostas de ensino bem planejadas, fundamentadas, que levem em consideração o modo como o cérebro trabalha, podem facilitar e aumentar a conectividade sináptica, garantindo uma maior eficiência no processo de aprendizagem. Pessoas ensinam e pessoas aprendem. A todo o momento desempenhamos ambos os papéis. Porém, o tanto que conseguimos aprender e o tanto que conseguimos ensinar depende dos mecanismos subjacentes responsáveis por tais fenômenos. E é neste incrível universo de possibilidades de transformações que este livro pretende conduzir os seus leitores.
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